Shadow

SAIBA TUDO SOBRE EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Quando você precisa realizar algum projeto, aparece gastos extras além da sua reserva de emergência, caso tenha uma, os empréstimos são uma saída para um grande número de pessoas.

Dentre as modalidades de empréstimos, temos o consignado. Vamos explicar para você tudo que precisa saber sobre essa categoria de empréstimos.

Antes de tudo é importante estar atento a todas linhas do contrato, por assim dizer, antes de realizar de fato a aquisição. Isso porque sabemos que o consumo exagerado da população e a necessidade de rendas adicionais para se livrar das dívidas adquiridas apresentam, na verdade, um fonte grande de lucros para as instituições financeiras.

É por isso que não ficamos surpresas em ver muitas publicidades sendo veiculadas para promoção de empréstimos, até mesmo com possibilidade de ganho de prêmio por meio de sorteios realizados.

Sendo assim, como qualquer outro crédito, o consignado deve ser utilizado como medida emergencial ou atingir objetivo específico.
O que é então o empréstimo consignado?

Basicamente, o empréstimo consignado é uma modalidade que consiste na aquisição do crédito e desconto das parcelas acordadas na folha de pagamento ou através do benefício de INSS do solicitante. Essa é a principal diferença para outras modalidades.

O que é necessário para adquirir a consignação?

Antes de mais nada, é necessário que a empresa, órgão ou entidade tenha convênio com a instituição financeira que fornecerá o crédito.
É verdade que não é necessário uma renda mínimo para adquirir o crédito consignado, apesar disso a relação entre valores e parcelas devem obedecer uma relação. Como assim? O valor total das parcelas não pode comprometer mais do que 30% do salário, além disso não se pode parcelar o crédito para mais de 72 vezes. Dessa forma, o valor que você pretende solicitar deve poder estar dentro desses requisitos.


Bom, antes de contratar o consignado é interessante conhecer seu orçamento, saber quanto pode pagar e dessa forma evitar que ao invés de resolver uma dívida acumule outra ainda maior.
Considere também quanto irá obter com o empréstimo, prazos e condições oferecidas, isso porque com essas informações fica mais fácil um planejamento.

Daí você pode colocar a mão na massa e ir em busca da melhor alternativa com melhores valores e características. Assim ficará mais fácil encontrar a oportunidade que melhor se adequa a sua realidade.
É importante lembrar que se faz necessário procurar instituições reconhecidas e confiáveis, desconfie se forem cobrados algum tipo de “adiantamento”. Essa modalidade se torna mais segura e dificilmente isso será requerido. Outra coisa interessante sobre o empréstimo consignado é que você não pode sair por aí fazendo quantos empréstimos quiser, isso porque há um limite de no máximo 9 contratos vigentes.


Podemos dizer que essa modalidade apresenta alguns benefícios, um deles é a facilidade de obtenção uma vez que o desconto está atrelado ao salário então se torna bem menos burocrático.


Essa modalidade é aberta a funcionários com vínculo empregatício, sendo eles: servidores federais; empresas de médio e grande porte que tenham mais de 100 funcionários; forças armadas; aposentados e pensionistas; servidores públicos municipais e estaduais.


Uma das maiores vantagens são as taxas de juros que são menores que os demais empréstimos isso porque como já vem descontado em folha o risco acaba sendo menor para a instituição.


Quais taxas incidem no empréstimo consignado?

Atualmente o valor máximo de juros para esse tipo de crédito é de 1,80% além da incidência de IOF (Imposto sobre operações financeiras). Mesmo assim apresenta melhores vantagens em relação a outros tipos.
Sobre a consignação temos ainda o cartão de crédito consignado que funciona basicamente da mesma forma, a diferença é que o desconto será feito somente se você não quitar no prazo, incidindo 5% da margem para quitar.


O que é Refinanciamento?

Se tratando do empréstimo consignado, é o ato de refinanciar, abatendo valores já pagos. Vale destacar que o número de parcelas volta ao original.


Portabilidade

A portabilidade consiste na transferência de uma operação de crédito de um banco para outro. Essa operação pode ser feita por qualquer clientes mas para isso é preciso cancelar e quitar o contrato com o banco original.

Quais documentos que são necessários para formalizar?

Os documentos básicos é um documento de identificação oficial; CPF; Contracheque, exceto os aposentados e pensionistas; Comprovante de residência de no máximo 60 dias; contrato que será firmado com a instituição financeira. Se for feito de forma totalmente online não haverá contrato de formalização.
Ainda que você esteja negativado não há restrições para obter o crédito.

O que ocorre em caso de morte do contratante?

Sabemos que não há extinção em caso de empréstimo pessoal, por exemplo, é diferente o que ocorre com o consignado, isso porque o contrato será extinto com a morte do contratante.

Outra coisa interessante sobre o consignado é que atualmente é possível apresentar garantia com FGTS, de 10% e valor integral da multa em caso de demissão sem justa causa, onde o trabalhador tem direito a multa.

Qual valor que posso contratar?

Isso vai depender da sua margem consignável. Essa margem pode ser verificado junto a própria instituição financeira.

Quanto tempo leva pra receber o crédito e como posso contratar?

O tempo geralmente é rápido, em média leva-se em torno de dois dias após aprovação. Os valores contratados são recebidos na sua conta de recebimento ou em outra que você seja titular e queira indicar, ou seja, não é possível receber em conta de outra pessoa.

Caso você não possua uma conta, o banco pode emitir uma ordem de pagamento. Uma ordem de pagamento é basicamente uma autorização para você receber o valor contratado naquela instituição.

Vale lembrar que operações de empréstimos a partir de 5 mil reais devem ser informados, ainda que já tenham sido quitados. Isso significa que você deve declarar essa informação em seu imposto de renda.

Bom, é verdade que o empréstimo consignado é uma excelente opção, levando em conta sua facilidade, taxas de juros menores e desburocratização. Ainda assim é importante analisar todas as informações e ver se estará dentro das suas condições para que sai situação não termine pior do que começou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *