Shadow

MERCADO FINANCEIRO: CONTAS DIGITAIS

É fato que o mundo que estamos vivendo está evoluindo e com isso houveram mudanças em inúmeros cenários.

As tecnologias tem se informatizado, simplificado e apresentado soluções facilitadoras. Já pararam para pensar a era que estamos e que estaremos em um curto período de tempo?

O cenário digital já está, de fato, presente no nosso dia-a-dia. Sabe aquele pagamento que você faz no aplicativo do seu banco? A transferência para outra conta? A consulta do seu saldo? Os cancelamentos e etc? Com certeza são evidências do mercado e do mundo digital atual.

O que é Mercado Digital?

Falar em mercado digital não é limitar apenas as operações financeiras que fazemos por meio dos nossos aplicativos ou a criação deles, irá muito além disso. Podemos afirmar que o mercado digital, portanto, refere-se a todos os processos de compra, venda e troca que acontecem usando a internet em alguma etapa.

Será que podemos dizer que os smartphones são facilitadores e responsáveis pela ampliação e crescimento desse mercado? Podemos afirmar que sim! Pense comigo: temos todas essas opções citadas em qualquer lugar, em qualquer hora e na palma da nossa mão.

De fato, a ampliação e popularização dos smartphones nos últimos tempos intensificou e barateou a tecnologia o que forneceu acesso as novas formas de fazer negócio a uma gama maior de pessoas ao redor do mundo.
De acordo com pesquisas e dados obtidos o acesso por dispositivos móveis já apresenta 50% do tráfego global.

Pois bem, nesse respeito, podemos dizer que as contas digitais é um perfeito exemplo do cenário que estamos e adentraremos ainda mais. É justamente sobre isso que vamos falar, aqui: o mundo financeiro das contas digitais.
Sem dúvidas ao pensar em abrir uma conta você já deve ter analisado as opções e entre se dirigir a um banco, pegar filar e esperar um atendimento ou a facilitadora opção de fazer isso em pouquíssimos minutos e na praticidade da sua casa, com certeza a segunda opção parece muito mais atraente.

Você talvez já tenha parado para pensar quais seriam os perigos apresentados por esse novo mercado.
Bom, fica tranquilo que hoje iremos te ajudar. Vamos esclarecer todos os benefícios, como funciona e, obviamente, se há algum contra.

Então, o que são contas digitais?

De uma forma resumida as contas digitais são uma nova modalidade de conta que apresenta em muitos casos serviços gratuitos de forma ilimitada, isso é, se feitos de forma exclusivamente eletrônica.

Será que diferem muito das contas normais? Podemos dizer que não, isso porque as contas digitais apresentam as mesmas operações de um banco tradicional: transferências, pagamentos, saques, é possível até mesmo realizar a portabilidade do seu salário para uma conta digital.

O que muda é que não se faz necessário se dirigir a um banco físico ou interagir com operadores ou gerentes para realizar suas operações. Tudo é feito por caixas eletrônicos ou aplicativos do banco que você tenha escolhido.

O mais interessante é que a ideia é um serviço desburocratizado, rápido, prático e com o mínimo possível de tarifas bancárias.

Geralmente as contas digitais conseguem oferecer melhores tarifas uma vez que o custo para funcionamento tende a ser menor para as instituições, isso porque normalmente não possuem um banco físico para atendimento dos clientes.

É importante estar atento que nem todas as transações são totalmente gratuitas e é justamente por isso que se faz necessário estar atento a tabela de valores da conta escolhida.

O que são essas tarifas bancárias?

As tarifas bancárias são todas as taxas que são cobradas em contrapartida de um serviço oferecida pelo banco aos seus clientes. A exemplo, temos extratos, transferências, segunda via de cartões, anuidades de cartão, etc.
Geralmente os serviços gratuitos são: consulta de saldo; pagamento de contas; cartões de crédito; e o que pode-se citar como um dos maiores benefícios é a gratuidade para transferências DOC e TED. Os bancos físicos possuem uma taxa fixa para esse serviço, independente da adesão de um pacote de serviços.

É seguro ter uma conta digital?

Muitos especialistas financeiro consideram que realizar uma operação online pode ser mais seguro do se realizado presencial isso tendo em vista o risco de fraudes em caixas eletrônicos e assaltos ao sair de agências.

Além do mais é muito comum os bancos entrarem em greve e aqueles que se limitam a serviços presenciais acabam sendo prejudicados.
Quais são as opções de contas digitais presentes no mercado?
Bom, vamos citar algumas instituições mais atuantes e algumas características de cada um.

BANCO INTER

É um banco de médio porte e o primeiro a oferecer conta digital com zero tarifas.
Além de contar com contas para pessoas físicas o Banco Inter também oferece conta para sua empresa, para pessoas jurídicas.
Dentre as funcionalidades podemos citar: Saque em caixas 24h; Compras e transferências via ER code; Plataforma completa de investimentos; pagamentos de contas em gera; Recarga de celular; TEDs ilimitadas; empréstimos e financiamentos, sim é possível financiar através do INTER.

NUBANK

O Nubank ficou muito conhecido por lançar o cartão de crédito roxinho, livre de anuidades. Após isso o Nubank lançou a Nuconta onde é possível realizar o pagamento do cartão de crédito de forma bem simplificada.
Podemos destacar que o Nubank apresenta, segundo clientes, excelente serviço de atendimento, Cartão de débito e crédito; transferências gratuitas e ilimitadas para outros bancos; mesmo com a cobrança de IR e IOF é possível ter um rendimento de 100% do CDI, rendimento que acaba sendo maior que a Poupança; é possível agendar uma transferência e até mesmo depositar em sua conta por boleto, com essa funcionalidade você consegue transferir dinheiro de outro banco com isenção de tarifas para transferência; é possível também cobrar de um amigo que esqueceu de pagar, legal né?.

BANCO NEXT

O NEXT foi desenvolvido pelo Bradesco tendo como alvo o público jovem. Dentre os recursos oferecidos o NEXT conta com cartão de crédito com isenção de anuidade de forma promocional r por tempo indeterminado; parcerias com outras empresas como UBER, Livraria Cultura, Rapi, Etc, o que enseja descontos para os clientes; objetivos e investimentos; mimos e parcerias exclusivas; saques; TED/DOC; etc.
Vale ressaltar que após a revolução apresentada pelas contas digitais os bancos tradicionais tem se atualizado e procurado acompanhar o cliente do futuro. O lançamento do Next por parte do Bradesco é um exemplo disso.
Na hora de escolher sua conta, analise as opções com cautela e veja o que mais se encaixa as suas necessidades e realidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *