Shadow

Em qual tipo de investidor você se encaixa? Leia e descubra

Quando quiser começar a fazer investimentos, é preciso que você conheça quais são as alternativas que tem de aplicação e como cada uma delas atuam.

Mas para fazer isso é importante conhecer quais são os tipos de investidores e qual deles se encaixa melhor no seu perfil.

Quando passar a conhecer quais são os seus pontos fracos e fortes, vai ser possível a visualização de qual é o melhor caminho de investimentos a seguir.

O resultado da identificação do seu perfil é ter uma maior otimização e segurança na hora de realizar as aplicações.

Então para que você não erre no momento de investir, leia esse artigo e descubra quais são os tipos de investidores e em qual deles você se encaixa.

A importância de identificar o perfil

Identificar o perfil no qual você se encaixa é muito importante para você dar início ao planejamento de como sucederá os investimentos.

Fazer um planejamento é essencial para que os seus investimentos tenham sucesso, e é necessário que defina o que você deseja na questão de retorno financeiro e quais metas precisa bater em relação ao seu desempenho.

Para ficar amplamente satisfeito com os resultados que alcançar é muito importante que respeite o perfil que se encaixa em você.

É essencial saber isso para poder participar na grande maioria dos investimentos, e principalmente, na bolsa de valores.

Quando você reconhece qual perfil se encaixa será possível que determine qual a melhor alternativa e rotas para um bom investimento.

Sem falar que essa identificação vai lhe proporcionar uma maior segurança, além de favorecer os processos de decisão já que existe orientações sobre qual caminho ideal do perfil você deve seguir.

Não importa qual seja o seu perfil, o que importa é conhecer em qual deles você se adéqua, isso vai te ajudar a conquistar melhores resultados.

Tipos de investidores

Depois de aprender qual a importância de saber o seu perfil, chegou o momento de definir em qual grupo você se encaixa, para isso é necessário que você saiba quais são os principais tipos de investidores.

Existem alguns casos que uma pessoa possui características de mais de um grupo, ainda assim ela fica entre os elementos intermediários. Ainda que exista mais de um grupo há uma divisão entre três grupos principais, eles são:

Perfil conservador

Aqueles que se encaixam no perfil de investidores conservadores são os que buscam segurança em primeiro lugar em suas transações.

Eles optam por investir em opções que tenham previsibilidade, além das garantias que a rentabilidade seja certa.

Já aqueles que são extremamente conservadores, optam por opções de investimentos mais tradicionais como os de renda fixa prefixados ou aqueles que têm alta liquidez como acontece com a poupança.

Por conta da alta preocupação com a proteção, para conseguir ganhos de patrimônio demora mais tempo que os demais perfis de investidores.

Quando esses investidores não conhecem as opções oferecidas eles acabam tendo baixo apetite ao risco coisa que é muito comum entre os demais perfis.

Quem é conservador na maioria dos casos utilizam a bolsa de valores apenas para fazer uma diferenciação e diversificação de uma parte do seu portfólio, muitos até preferem não se arriscar ao escolher essa alternativa.

Então para resumir quais são as principais características do desse perfil:

1. Dar prioridade a segurança: (Máximo);

2. Tipos de investimentos: (Renda fixa com condições prefixadas);

3. Disposição ao lidar com os riscos: (Mínima);

4. Rentabilidade na carteira: (Baixa).

Perfil moderado

Os investidores que se encaixam no perfil moderado ficam exatamente no meio termo ou intermediário. Eles possuem características de ambos os extremos ao apetite para o risco. Por causa disso é um perfil que abriga grande parte dos investidores.

As pessoas que fazem parte desse perfil buscam, assim como os conservadores, a segurança e também a liquidez, entretanto eles estão dispostos a ousar nessas características para adquirir uma rentabilidade mais atrativa.

É por isso que o apetite ao risco dos investidores moderados é um pouco maior e isso porque a tolerância que eles têm é ampliada por causa dos seus interesses em uma boa rentabilidade.

Aqueles que se encaixam nesse perfil dão preferência especialmente para renda fixa, entretanto não acham um problema aproveitar alguns momentos da flutuação dos investimentos como por exemplo a taxa de juros.

Eles conseguem fazer aplicação na bolsa de valores e isso se torna um destaque. Não é a maior parte da sua carteira, mas ainda assim toma uma parte bem maior que a dos conservadores.

Para resumir as principais características do perfil moderado:

1. Dar prioridade a segurança: (Intermediária);

2. Tipos de investimento: (Renda fixa como prioridade e variável para diversificação e aumento dos ganhos);

3. Disposição a lidar com os riscos: (Mediana);

4. Rentabilidade na carteira dois pontos (Intermediária podendo também ser elevada a depender da estratégia que utiliza).

Perfil agressivo

O último perfil a ser analisado é o agressivo. Eles são conhecidos por ter bastante apetite ao risco, isso quer dizer que eles possuem bastante disposição para colocar o seu montante em opções que não são tão garantidas e que podem gerar uma rentabilidade muito maior do que todas as outras.

Não pense que os investidores agressivos apenas dependem da sorte, ou que eles têm total disposição para aplicar o seu dinheiro em opções que não são tão atraentes por que adoram correr riscos, muito pelo contrário, eles calculam e avaliam os riscos antes de efetuar as transações.

Uma das principais características desse perfil e que os difere totalmente dos outros é que a tolerância para encarar bons ou maus resultados é muito maior.

Eles ainda colocam apenas uma pequena parte da sua carteira para renda fixa, apenas para diversificar e a maior parte da sua carteira é destinada a ações.

E resumindo as suas principais características:

1. Dar prioridade a segurança dos pontos (Mínima);

2. Tipos de investimento: (Variável como prioridade e renda fixa como diversificação);

3. Disposição a lidar com os riscos: (Máxima);

4. Rentabilidade na carteira: (Elevadas por conta da sua performance).

Agora que já sabe quais são os tipos de investidores, você provavelmente já deve saber em qual deles você se encaixa.

A única coisa que lhe resta é usar o que você aprendeu para conseguir um direcionamento e resultados diferenciados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *