Shadow

13 dicas para ajudar sua vida financeira

Fazer algumas mudanças ajuda a construir uma boa relação com dinheiro
Aqui você vai ficar sabendo como organizar sua vida financeira.

⦁ Comprar só o que precisar

Sempre perguntar antes de comprar se vai precisar comprar
Nunca compre por impulso. Sempre espero por 24 horas depois.

⦁ Livre-se das suas dividas

Se você não tiver dividas já é bom começo pra ter o controle de sua financia. Mais se você tem divida deve se livrar dela imediatamente.
Pois contas é atrasos só gera juros , e com esse juros cobrados fica difícil de poupar e de controlar os gastos. Porque todo dinheiro que entrar vai ser pra pagar suas dividas. Entre em acordo parcele ou negocie sua divida.

⦁ Conheça sua renda

O passo agora mais importante pra ter o seu controle financeiro é conhecer sua renda. É um erro pensa na sua como só o valor do seu salário, sem avaliar os descontos de plano de saúde, transportes e outros benefícios
Pra isso tenha sempre em mente o valor liquido do seu salário, o valor que você recebe todo mês depois dos descontos.

.Se possui outro tipo de renda como aluguel de imóvel, também faz parte de sua renda

.Mais se tiver recebido dinheiro por venda de bens, ou de qualquer outra coisa. Esse valor não vai entrar como parte de sua renda até por que esse valor não vai entrar mensalmente.

⦁ Qual seu custo de vida

Faça uma lista de todos os seus custos

. Aluguel
.Luz
. Água
. Telefone
. Internet

Veja qual o valor em média dessas contas por mês. Esse valor é seu custo de vida é importante fazer o calculo do valor pra saber que essa parte da renda esta comprometida.
E o valor restante que sobrou vai te servi pra outros custos do seu dia a dia, até mesmo pra vocês financiar ou investir.

⦁ Saiba suas despesas extras

Sempre anote tudo! Tudo desde o pequeno gastos do seu dia como cafezinho sobremesa alo após almoço, cerveja com os amigos ou até mesmo presentear alguém.
Tomando esse simples jeitos de anotar vai ficar bem mais fácil de lembrar como você gastou seu dinheiro.

⦁ Divida seus gastos

Agora que você já sabe seus gastos, vamos dividi-lo para você entender quais são os gasto desnecessário onde está gastando mais. Crie categorias

.Moradia

.Super mercado

.TV/Internet/telefone

.Transporte

.Lazer

.Saúde

.Bares e restaurantes

Pequeno gasto que atrapalham todo o seu orçamento como, por exemplo:

.Lanches

.Roupas novas

.São de beleza

.Happy hour

.cinema

.baladas

⦁ Veja sempre onde você pode economizar

Fica mais fácil quando você divide seus gastos em categorias, por que ai você tem a noção onde esta gastando mais e onde pode economizar.

.Menos gastos com taxi e aplicativos de transporte

. Já economizar no café da manha

. Caminhar ao invés de pegar ônibus

Tenha em mente que fazendo essa economia de juntar seu dinheiro, conseguira realizar todos seus desejos pendentes e fazer investimentos satisfatórios futuramente, e conseguir ter o estilo de vida bem mais confortável.

⦁ Aprendendo a comprar preços

Gastos sem necessidades é costume de não olhar e comparar o preço do que vai comprar. Às vezes as variações de preço são bem, mas alta

Por exemplo: Um estabelecimento que tenha bons preços em produtos de higiene possa muito bem cobrar preços altíssimos por massas e frutas. É sempre bom variar de supermercados e comprar apenas o que for necessário. Assim evitar guarda produtos desnecessários ou que passem da validade.

⦁ Faça metas pra economizar

Define metas para economizar é um bom passo para o controle financeiro pessoal. Você não deve só guarda o dinheiro que sobrou no fim do mês. Ela deve ser um foco seu objetivo. Sendo assim você deixar só de acompanhar e vai passar até planejamento financeiro.
Você pode ver uma quantia pra guarda mensalmente. Quando receber o salário guarda logo uma parte do dinheiro em um lugar seguro e diferente da que você guarda gasto pessoal.

10 Limites seus gastos diários

Aprendemos que é importante criar metas para economizar. É importante também criar metas de gastos decidindo o valor que deve ser gasto por mês pra pagar os tipos de despesas
Exemplo:
.15% do seu dinheiro com lazer
.20% com compras no supermercado
.5% com roupas e acessórios
.3% salão e barbearia
Mais lembrando que isso não quer dizer que vai ser preciso gastar isso todo mês.

11. Reserva dinheiro para despesas pessoais

Um erro bastante comum é considerar apenas gastos mensais e deixar de lado os gastos anuais, como IPTU, IPVA e seguros. Essas despesas esquecida acabam se tornando uma bola de neve, pois não se planejou pra paga-las
Por isso, devemos reserva um dinheiro pra pagar essas despesas ou então e guardando uma quantia todo mês.

12.Informe-se sobre o seu investimento

Começar a poupar e controlar suas finanças pessoais é um passo importante para ter uma vida financeira tranqüila e alcançar todos seus sonhos. Saber também sobre investimento vai te ajudar a cuidar bem melhor do seu dinheiro poupado. Feito isso você vai entender qual é o melhor lugar pra guarda seu dinheiro.
Nunca deixe seu dinheiro na poupança, por que é o mesmo que você deixar parado e qualquer pessoa que entende de finanças bem sabem que dinheiro parado é muita perda de oportunidades. Sempre queira conhecer outras opções pra ajudar seu dinheiro multiplicar e crescer.

13.Invista suas economias

Investir nas suas economias é um passo importante para muda sua vida financeira. Ter o hábito de investir é bastante importante quanto tentar controlar gastos ou poupar, dessa maneira, fará seu dinheiro multiplicar.
Investindo é uma forma de garantir seu futuro, ter uma aposentadoria bem tranqüila, se protegendo e realizando seus sonhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *